EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS.
INTRODUÇÃO
O estímulo proporciona o entender a partir das atividades lúdicas e permite ao aluno um melhor aproveitamento do conteúdo aplicado. Sua percepção se dimensionará no momento em que ocorrer entendimento total ou parcial através do lúdico.
O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, através do contato com seus semelhantes e do domínio sobre o meio em que vive.
Nascemos para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples (levar a colher à boca) até os mais complexos (solucionar problemas), e é isso que nos garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. A este ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de EDUCAÇÃO.
Educar ludicamente tem uma significação muito profunda e está presente em todos os segmentos da vida. Por exemplo, uma criança que joga bolinha ou brinca de boneca com seus companheiros não está simplesmente brincando e se divertindo, está desenvolvendo e operando inúmeras funções. Da mesma forma, uma mãe que acaricia e se entretém com a criança, um professor que se relaciona bem com seus alunos, ou mesmo um cientista que prepara prazerosamente sua tese ou teoria educa-se ludicamente, pois combina e integra a mobilização das relações funcionais ao prazer de interiorizar o conhecimento e a expressão de felicidade que se manifesta na interação com os semelhantes.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, por exemplo, as atividades de dança, caça, pesca, lutas eram tidas como sobrevivência, deixando, muitas vezes, o caráter restritivo de divertimento e prazer natural. As crianças, nos jogos, participam de empreendimentos técnicos e mágicos. O corpo e o meio, a infância e a cultura adulta faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, mas era eminentemente coerente, uma vez que os jogos caracterizavam a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação representava a sobrevivência.
Jean Piaget cita em diversas de suas obras fatos e experiências lúdicas aplicados em crianças, e deixa transparecer claramente seu entusiasmo por esse novo processo. Para ele, os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Por exemplo, os jogos pré-operatórios (antes do período escolar) não servem somente para desenvolver o instinto natural, mas para representar simbolicamente o conjunto de realidades vividas pela criança.
Material e Métodos
Inicialmente foi realizada com as crianças uma conversação sobre o tema Postura corporal adequada, sendo estas dispostas em círculo. Foram trabalhados temas pertinentes à estrutura da coluna vertebral, postura correta e uso de mochilas e material escolar. Para cada um dos temas foram propostas atividades relacionado ao assunto trabalhado, sendo esclarecido o tema às crianças.
Atividade A: Estrutura da coluna vertebral
As atividades se deram de forma dinâmica, sendo trabalhado teoricamente e na prática o tema proposto.
Realizou-se uma discussão com as crianças sobre a estrutura da coluna vertebral.
A coluna é formada por vértebras e curvaturas. As vértebras são pequenos ossos que ficam sobrepostos e garantem a nossa postura. As curvaturas são muito importantes para que possamos realizar movimentos. Se nossa coluna fosse reta como uma tábua, seria muito difícil realizarmos movimentos, por isso as curvaturas têm grande importância. Entre as vértebras existem pequenos discos de consistência gelatinosa que não deixam que os ossos se “raspem” e machuquem. Para as crianças entenderem foi levado gelatina dentro de um saco plástico sobrepostas sobre caixas de fósforo, de modo que pudessem vivenciar a prática. Foi falado ainda sobre sacro, cóccix e sobre as funções da coluna. A coluna é importante para que nos mantenhamos em pé, pois sem ela seríamos “moles” e não teríamos como nos sustentar. Foi demonstrada esta situação através do uso de um boneco de pano.
Foram mostradas figuras com a estrutura da coluna: formação óssea (vértebras), curvaturas – remetendo-se à convivência prática, questionando sobre observações que podem ser feitas em pessoas idosas curvadas, mulheres grávidas e uso de um esqueleto artificial.
Após, realizaram observação em duplas, inserindo considerações sobre a postura dos colegas por meio da apalpação dos ossos.
Atividade B: Postura corporal correta
Também realizaram uma observação da postura correta (deitar, de pé e sentar). Neste momento, os acadêmicos do projeto interagiram diretamente com os alunos mostrando como deverá ser a postura correta ao deitar, erguer-se em pé e ao sentar. Depois de observarem, os alunos fizeram o mesmo, sempre orientados pelos acadêmicos.
Foi desenvolvido o seguinte conteúdo com os alunos:
Postura correta:
- Sentar: a criança deve ter uma cadeira adequada a seu tamanho, de forma que fique com os pés apoiados e a coluna reta. O quadril, joelhos e tornozelos devem se manter em ângulo reto.
- Deitar: A dica, na hora de dormir, é deitar de lado com os joelhos dobrados, pois esta é uma posição relaxante. Para isto foi utilizado um travesseiro, demonstrando o procedimento adequado.
- Em pé: Ao ficar em pé, a criança deve ter os pés bem apoiados no chão e afastados na largura dos ombros; a cabeça deve estar reta e os ombros soltos. O bumbum não deve estar empinado para trás, nem a barriga deslocada para frente. Deve-se também prestar atenção ao movimento de abaixar, quando o correto é dobrar os joelhos e não as costas. Também foi realizada demonstração.
Atividade C: Uso de mochilas e material escolar
A melhor maneira de carregar o material escolar é em uma mochila apoiada nos dois ombros e não deve estar muito pesada. Se a criança não dispuser de uma mochila, uma bolsa com a alça cruzada no tronco (bolsa parecida com as dos carteiros) não é tão prejudicial como uma bolsa carregada sobre um ombro só. Foi realizado junto à conversação, o uso inadequado de mochilas pesadas e a maneira correta de carregá-las.
Foi explicado aos alunos que o ideal é que a criança carregue no máximo 8% do seu peso. Se uma criança de 10 anos pesa entre 30 e 40 quilos, sua mochila não pode ultrapassar 3,2 quilos. E não adianta ver nas mochilas com rodinhas a salvadora da pátria: elas forçam uma postura torcida, que também é inadequada. A alternativa é negociar com a escola um lugar para as crianças guardarem seu material. Pediu-se que os alunos mostrem as suas e foi discutido com as crianças o assunto.
Atividade D: Aplicação de um jogo didático – Árvore Maluca
A prática teve por objetivo, estimular a criança a relacionar e compreender a importância da adoção uma postura adequada durante a infância através deste jogo lúdico.
Para a execução da prática metodológica, foi necessária a construção do jogo. Para tanto, usou-se uma árvore feita em EVA verde e marrom (para o tronco); um dado construído em caixa de papelão e EVA; doze frutas diferentes (feitas em EVA) e dois recipientes (pode ser bacia, cestinhas ou outros).
As crianças foram divididas em dois grupos, igualmente distribuídos, de modo que pudesse ser jogado em duplas.
Modo de jogar:
Todas as frutas estavam dentro de suas cestinhas (seis em cada).
Um grupo iniciou a partida (podendo ser sorteado no dado). De acordo com o número indicado pelo dado a dupla retirava a fruta com o número correspondente de sua cesta. Caso as crianças tirassem o número já tirado, tinham que jogar novamente o dado. No verso da fruta estava uma pergunta que deveria ser colocada no lugar certo da figura ou palavra (resposta) que estivesse representado na árvore, de forma não visível a todos.
Ex: (1) A coluna vertebral é constituída por...(escrito na fruta) ... ossos (escrito na árvore).
O jogo continuava até que os grupos encham a árvore. Vencia o grupo que preenchesse toda a árvore corretamente. A correção foi feita pelo acadêmico.
Todas as frutas são colocadas na árvore pela dupla, de modo que os outros integrantes não vejam as respostas. Depois do término, os acadêmicos corrigiram com os grupos as respostas. A colocação dos pontos, que estavam na fruta, foi colocada no quadro.
Estrutura das frutas: foram construídas doze frutas, sendo distribuídas igualmente entre os grupos.
Além desta atividade, com as crianças menores, optou-se em trabalhar com jogo de memória, que constava em uma única sessão envolvendo todos os alunos.
Atividade E: Aplicação de um jogo didático – Jogo da memória da árvore maluca
A prática teve por objetivo, estimular a criança a relacionar e compreender a importância da adoção uma postura adequada durante a infância através deste jogo lúdico.
Para a execução da prática metodológica, foi necessária a construção do jogo. Para tanto, usou-se uma árvore feita em EVA verde e marrom (para o tronco); doze frutas diferentes (feitas em EVA) e dois recipientes (pode ser bacia, cestinhas ou outros).
As crianças foram divididas em dois grupos, igualmente distribuídos.
Modo de jogar:
Todas as frutas estavam dentro de suas cestinhas (seis em cada).
Um grupo iniciou a partida. As crianças visualizavam a árvore que apresentava vinte e quatro locais (“janelinhas”) fechadas. Destas, doze apresentam imagens diferentes. Cada fruta tinha uma figura ilustrativa sobre o tema abordado e esta mesma imagem estava também na árvore. Cada criança abre uma janela e se for a adequada coloca a fruta que dispõe a mesma figura. Se não for a certa, ela devolve a fruta à cesta. Vencerá a equipe que terminar suas frutas primeiramente.
Atividade F: Jogo da memória com utilização das frutas da árvore maluca
A prática teve por objetivo, estimular a criança a relacionar e compreender a importância da adoção uma postura adequada durante a infância através deste jogo lúdico.
Para a execução da prática metodológica, foi necessária a construção do jogo. Para tanto, usou-se doze frutas diferentes (feitas em EVA) e quadradinhos de folhas de ofício. As crianças foram divididas em dois grupos, igualmente distribuídos.
Modo de jogar:
As frutas continham figuras que apresentavam sua correspondente em um quadradinho de folha de ofício. Primeiramente, foi mostrado o verso da fruta que continha a figura, estas foram memorizadas e viradas para baixo. As crianças retiravam, uma a uma, um quadradinho com uma figura e deveriam achar a correspondente nas frutas. Neste jogo não há vencedor, sendo apenas uma maneira mais simplificada para a aplicação de jogos com pré-alfabetização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1990.
REBOLHO, Marilia Christina Tenório. Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2005. 109 p. Dissertação (Mestrado).
FERNANDES, Susi M S. Efeitos da Orientação Postural na utilização mochilas escolares em ANDREWS, RJ; HARRELSON, GL; WILK, KE. Reabilitação Física das Lesões Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2000.
Andréa Inês Goldschmidt
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