domingo, 17 de abril de 2011

INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO

INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO
Heloísa Lück
A autora afirma que a gestão escolar é eficaz quando os dirigentes buscam uma visão global e abrangente do seu trabalho, em que venha a favorecer o desenvolvimento da escola e qualidade da suas ações.
O artigo tem como objetivo apresentar fatores sobre a qualidade de ensino e da gestão escolar de modo a promover um avanço consistente na transformação de nossas escolas e melhoria da aprendizagem de nossos alunos.
Lück nos traz alguns indicadores de escolas eficazes, que estão ligadas ao sucesso e que promovê-las constitui-se em condição orientadora do trabalho de gestão escolar. Essa gestão necessita de uma fundamentação teórico-metodológica específica, escolas efetivas são capazes de promover aprendizagem significativas na formação dos seus alunos.
O texto nos aponta alguns fatores mais comuns nas escolas de sucesso, como:
• Liderança Educacional – entender o dirigente como um líder e não controlador, em que estimulem o professor e os funcionários da escola, pais, alunos e comunidade , com o intuito de criar um ambiente escolar positivo.
• Flexibilidade e autonomia – busca mudar a concepção de uma administração escolar nos moldes rígidos, mas sim ação que visem a melhoria da qualidade de ensino e essas ações podem e devem ser desenvolvidas para a comunidade externa e interna à escola.
• Apoio da comunidade – as escolas eficazes apresentam um elevado espírito de integração com a comunidade a fim de construir uma gestão democrática e participativa, interagindo a comunidade e o pessoal da escola.
• Clima Escolar – O clima escolar está ligado diretamente as expectativas dos professores em relação aos alunos; da direção e coordenação em relação aos professores. Buscando um clima escolar positivo como um todo, superando os desafios.
• Processo ensino-aprendizagem – Escolas eficazes estão preocupadas exclusivamente com a aprendizagem, deixando de lado as atividades de pouco valor formativo e informativo; variando as estratégias de ensino-aprendizagem e a avaliação.
• Avaliação do desempenho acadêmico – A avaliação tem sido um forte elemento para a melhoria da qualidade do ensino e torna possível a eficácia do trabalho escolar, determinando assim a eficiência do ensino e do trabalho do professor.
• Supervisão de professores – Os dirigentes em escolas eficazes deve supervisionar o trabalho profissional. Fornecendo capacitação em serviço para os professores.
• Materiais e textos de apoio pedagógico – Nessas escolas os alunos dispõem de materiais pedagógicos, não precisa ser sofisticados, mais de qualidade efetiva e pedagógica.
• Espaço físico adequado – Escolas eficazes não são necessariamente grandes, mas aquelas que utilizam de forma criativa o seu espaço, formando ambientes especiais para leitura, ambiente para representações dentre outros.

AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA MELHORIA DA GESTÃO
I – Estabelecer metas para a melhoria objetiva da aprendizagem, do desempenho de seus alunos e das condições para promovê-la.
II – Melhorar e aumentar a capacidade de mobilização de pessoas em torno da educação, sejam professores, pais, alunos e comunidade.
III – comprometimento com o desenvolvimento de programas de alcance a médio e longo prazo.
IV – Melhorar a mobilização e utilização de recursos para a educação.
V – Desenvolvimento de sinergia coletiva e espírito de equipe.

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